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sábado, 26 de setembro de 2009

A brincadeira e a aprendizagem

Pode-se dizer que a brincadeira está intimamente ligada a aprendizagem, pois ela traduz um mecanismo psicológico que atua na criança entre a realidade e a fantasia. A realidade marca o "é assim" e a fantasia/a brincadeira o " como se fosse ..." Essa condição do como se fosse” da brincadeira permite à criança fruir de certos afetos ( de ódio, de desejo, de rivalidade, de destrutividade, etc.) que não lhe seriam permitido viver na vida dita "real".

A criança que brinca desenvolve o seu potencial cognitivo, social, motor e afetivo bem mais estruturado do que aquelas crianças que não brincam. Segundo Vygostyk , o ato de brincar é muito importante para o desenvolvimento integral da criança pois se relaciona de várias formas com significados e valores inscritos nos brinquedos. Todo aprendizado que o brincar permite é fundamental para a formação da criança em todas as etapas da sua vida.
Ao brincar a criança movimenta-se em busca de parceria e ampliação de objetos, comunica-se com seus pares, expressa-se através de múltiplas linguagens, descobre regras, toma decisões. E é nessa constante interação que vai se formando uma criança cada vez mais criativa.

Portanto, brincar é sem dúvida, um importante recurso pedagógico que estimula e desenvolve as funções mentais superiores e as psicomotoras e participa do processo de construção do conhecimento. Na brincadeira, no jogo, bem como em qualquer atividade pedagógica, em que o processo de ensino-aprendizagem esteja em movimento, temos presentes a aprendizagem e a não-aprendizagem.

Cabe a nós, educadores, facilitadores da aprendizagem, estarmos atentos às brincadeiras de nossos alunos, pois, através delas poderemos repensar e direcionar o nosso fazer pedagógico.

Profa. Socorro Medeiros - Psicopedagogia - Gama Filho ( Brasília )

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