Que tal garantir a diversão das crianças sem gastar muito?
O primeiro passo é fazer um planejamento detalhado com toda a família. O planejamento deve ser feito no papel. “Para poder visualizar”, diz Shandra Aguiar, coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor (Educon) da UFC. É preciso ver qual a renda da família e quanto ela pode gastar sem prejudicar o orçamento. “Separe 10% em média do orçamento para possíveis eventualidades”, diz.
Deixar a criança em casa não é solução. É possível passar a tarde num shopping center sem gastar muito. O economista Ricardo Coimbra explica que as férias do meio e do fim do ano aumentam as despesas em 10% ou 15%. “Nesta época, as pessoas tendem a ir mais ao cinema, viajar, ir a restaurantes. O crescimento de turistas na alta estação também costuma elevar os preços”, diz.
O que fazer com as crianças? “Se programar”, diz Shandra. Programações gratuitas voltadas para o público infantil são a pedida, já que ficar em casa com as crianças não é a melhor maneira de economizar. Para a coordenadora, os pais devem se preocupar com a educação financeira dos filhos desde cedo, conscientizando-os sobre o valor do dinheiro e o consumo.
Por ter mais pessoas passando mais tempo em casa, a conta de energia e água tende a aumentar no fim do mês. Shandra aconselha mais atenção. Não deixar a televisão ligada ao dormir ou sair do recinto, desligar o monitor do computador, comprar lâmpadas mais econômicas e diminuir o uso do ar condicionado são atitudes eficientes. Cabe aos pais darem exemplos aos filhos, estabelecendo limites diários do uso do telefone e ensinando a importância da economia.
Para economizar energia, Ricardo indica diminuir o consumo de videogame criando atividades mais lúdicas e fazendo com que as crianças brinquem mais fora de casa. Programas nas praças, na área de lazer do condomínio ou com os vizinhos agradam às crianças e deixam os pais tranquilos. O aumento das despesas também pode ser visto nas compras no supermercado. A dica é priorizar a aquisição de frutas da estação e verduras.
COMO ECONOMIZARFaça um orçamento detalhado dos gastos previstos para o mês de julho. Procure sempre fazer programações que caibam no seu bolso.
É interessante deixar a criançada consciente do limite de gastos nas férias. Uma dica é estipular um valor máximo para cada passeio.
Evite o acúmulo de dívidas em cartões de crédito. Sempre que possível, prefira pagamentos à vista. Nunca comprometa mais de 30% da renda com parcelamentos.
Separe pelo menos 10% da renda para imprevistos como problemas no carro ou visita de parentes e amigos, costumeiras no período de alta estação.
Nas férias, a conta de energia tende a aumentar com as pessoas passando mais tempo dentro de casa. Evite lâmpadas acesas sem necessidade e diminua gastos com ar-condicionado e chuveiro elétrico.
Não tenha medo de ser chamado de farofeiro. Levar lanches e bebidas para a praia, por exemplo, podem garantir uma boa economia.
Outra alternativa para economizar com o lazer são os circuitos culturais e eventos gratuitos.
Para quem gosta de cinema, a dica é optar por sessões no meio da semana ou ir para as chamadas “sessões família”, nos finais de semana, quando o ingresso chega a ficar 50% mais barato. Outra dica é o aluguel de DVD’s. Dá para locar junto com amigos e rachar o valor dos filmes.
Para quem está sem dinheiro para viajar, a alternativa é buscar roteiros turísticos em Fortaleza mesmo. Praias, parques públicos e zoológicos garantem a diversão da família sem comprometer o orçamento.
Evite viagens não programadas se o dinheiro estiver apertado. Valorizar seu Estado com viagens curtas e possibilidade de retorno no mesmo dia é uma ótima saída.
Quando
ENTENDA A NOTÍCIA
Julho é alta estação e mês de férias. A cidade está cheia de atrações e os pais devem aproveitar a época com os filhos. Apesar dos gastos extras com saídas, alimentação e contas de energia, é possível economizar.
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/07/02/noticiaeconomiajornal,2262661/divirta-se-com-a-familia-sem-afetar-o-bolso.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário