quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Dia do Doador de Sangue
Doar sangue é um gesto de amor e solidariedade com aquele que precisa, mesmo que não o conheçamos. É fazer o bem sem olhar a quem.
Considero o ato de doação de sangue uma atitude digna de elogio, sob todos os aspectos, desprendimento, colaboração, principalmente aqueles doadores regulares, estão sempre dispostos a ajudar. Essas pessoas, não estão apenas doando sangue, estão doando seu tempo, estão doando vida...
Eu já fui beneficiada pela solidadriedade dessas pessoas, parabenizo e agradeço a todos doadores de sangue pelo seu dia!
Se você quizer ser um doador de sangue voluntário , leia o que é necessário para ser um doador de sangue:
Condições pessoais do doador: Os doadores devem ter entre 18 e 65 anos, bom estado de saúde, não sofrer nem haver tido doenças infecciosas como:
HIV
Chagas
Hepatite
Sífilis
Resfriado ou gripe (no momento da doação)
Sintomas de alergia (no momento da doação).
Risco do exame: nenhum; utilizam-se sempre materiais estéreis e que sejam descartáveis.
Tempo gasto pelo doador: A extração dura uns dez a quinze minutos.
Dificuldades após a doação: Após doar sangue, o organismo substitui o plasma (volume) em mais ou menos 36 horas e os restantes componentes do sangue em umas três semanas.
Pode-se doar sangue de três a quatro vezes por ano. A doação não é perigosa. O organismo fabrica sangue permanentemente.
Preparação prévia: antes da extração deve-se tomar um café da manhã leve, sem gorduras. Após a doação de sangue, convém descansar cinco a dez minutos, beber um suco, ou comer algo doce. Não fumar, por pelo menos uma hora antes e também não usar bebidas alcoólicas, nas cinco horas prévias a transfusão.
Benefícios: existe uma probabilidade de uns 20%, de que cada ser humano, tenha necessidade de receber uma transfusão de sangue, durante sua vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário