\ Colégio Exodus Blog Oficial: A importância da Família na vida dos filhos

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A importância da Família na vida dos filhos


A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã, como  também apoio importante no processo de adaptação da criança para a vida em sociedade. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento. A falta de base familiar traz diversos efeitos negativos para a formação dos filhos. Crianças sem base afetiva estável carregam consigo medos e incertezas sobre suas possibilidades de aprender, que se manifestam como vínculos negativos com a aprendizagem.
A escola é considerada a extensão da família e, trabalhando juntas, as duas instituições desempenham o papel de educadores. A escola é um espaço onde a criança pode ampliar suas relações sociais e as atividades que envolvem a participação dos pais, têm boa repercussão no contexto educacional. Pais e mães devem comparecer à escola não apenas para entrega de avaliações ou quando a situação já estiver fora de controle. O comparecimento e o envolvimento devem ser permanentes e, acima de tudo, construtivos, para que a criança e o jovem possam se sentir  amparados, acolhidos e amados. E, do mesmo modo, deve-se lutar para que pais e escola estejam em completa sintonia em suas atitudes, já que seus objetivos são os mesmos. Devem, portanto, compartilhar de um mesmo ideal, pois só assim realmente estarão formando e educando.
Segundo declaração do  ex Ministro  da Educação Paulo Renato Souza "quando os pais se envolvem na educação dos filhos, eles aprendem mais".

Páscoa

  Páscoa deve ser comemorada  corretamente, ensinando a família e aos filhos os sinais e a evidência da remissão do pecado em Cristo Jesus. O simbolismo da Páscoa para os judeus é a libertação do Egito,  para os  cristãos é a libertação do pecado para uma nova vida em Cristo.




Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Este ano, da Educação Infantil ao Quinto Ano, trabalhamos a Páscoa de maneira integrada com o projeto da importância da família. Explicamos para eles que Papai do Céu quer crianças que:

 -  respeitam os pais e demais familiares, amigos, professores e funcionários;


 -  tratam os amigos com carinho;


 -  guardam todos os brinquedos;                                                                                                            - cumprem com os deveres escola.
 
O Peixe foi o símbolo escolhido para a lembrança das crianças, pois é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Diz a tradição que Cristo é o Grande Peixe e nós somos os peixinhos de Cristo. E, por esse motivo, devemos sempre viver mergulhados na graça de Cristo, e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo. É no Batismo que nascemos espiritualmente, assim como os peixinhos nascem dentro da água.


Obs: Não deixe de conferir as fotos da páscoa!

Nenhum comentário: