\ Colégio Exodus Blog Oficial: A LEITURA É SINÔNIMO DE CULTURA

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A LEITURA É SINÔNIMO DE CULTURA

Ler é um barato!



Basta um momento por dia para estimular em seu filho a paixão pelos livros. Essa é uma das maiores heranças que você pode deixar a ele. Confira algumas dicas para estimular a leitura das crianças:

Reserve meia hora, todos os dias, para ler com seu filho. Antes mesmo de a criança estar alfabetizada, use livros ilustrados, sem textos ou com poucas palavras. Depois, recorra a volumes com histórias mais elaboradas. Gibis e jornais também são essenciais para desenvolver o gosto pela leitura.

Sempre leia em voz alta. Isso faz com que a criança perceba a relação entre a palavra escrita e a falada. Abuse do recurso da entonação para deixar a narrativa mais atraente.

Leve seu filho a livrarias e bibliotecas públicas. Ele vai se sentir importante quando ganhar uma carteirinha de leitor ou puder escolher os próprios volumes para levar para casa.

Ensine a importância de cuidar e conservar os livros, mas não exija que eles fiquem sempre impecáveis, pois isso é sinal de que não foram lidos mostre que um mesmo exemplar pode servir para várias pessoas e incentive a troca de publicações entre as crianças.

Facilite o acesso a vários tipos de histórias. Enredos com heróis e vilões diferentes representam também ansiedades, desejos, medos e fantasias comuns ao ser humano. Ao viver essas situações de forma simbólica, a criança se prepara para a vida adulta com mais segurança.
Fonte: Nova Escola

Nenhum comentário: