\ Colégio Exodus Blog Oficial: ENSINAR É...

domingo, 8 de novembro de 2009

ENSINAR É...

Ensinar é aprender. Ensinar não é transmitir conhecimentos. O educador orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos para que se forme um consenso em torno de verdades e eles próprios encontrem as suas opções. É necessário que se leve em consideração o educador, o educando e o contexto histórico-social em que esses estão inseridos.

Partindo desse princípio, estimular a pensar e saber demonstrar são requisitos muito relevantes no processo de ensino-aprendizagem. Os melhores instrumentos para que isso aconteça são a fala e a prática. Enquanto a primeira permite ao educando pensar coletivamente, fazendo com que aprenda mediante as idéias do grupo, a segunda o permite recorrer sozinho às habilidades e aos processos apresentados, além de garantir-lhe condições de agir por si mesmo.
Dessa maneira, o conhecimento é adquirido por esforço ativo, e a sociedade, receberá um indivíduo melhor preparado para atuar nos diferentes ambientes em que, por ventura, possa estar inserido.

Nenhum comentário: