\ Colégio Exodus Blog Oficial: I Literando

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

I Literando

Público alvo: Alunos da Ed. Infantil ao 9o. ano.
Período de realização: 03/08 a 03/09/2009.
Professores Responsáveis: Margarida, Lane, Vandercleia, Erlene, Adriana, Liana, Zilane, Emanuella, Assunção, Irlane, Kátia Freire.
Culminância: 03 de setembro.

Justificativa: Um professor comprometido com a verdadeira filosofia da educação está sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se descobrirem cidadãos do mundo. Para isso, deve trabalhar buscando desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades a fim de adquirirem autonomia progressiva e saibam a partir de referências construírem novos conhecimentos.
Preparar os estudantes para aprender é abrir espaços e capacitá-los ao enfrentamento do novo, numa sociedade letrada, inserida em um mundo globalizado, onde circulam diferentes tipos de linguagem.
Sendo a leitura uma "janela aberta para o conhecimento de mundo". Justifica-se um trabalho de incentivo cada vez mais crescente, contínuo e permanente, em toda sua diversidade.
Ler, entender, opinar, compartilhar são ações que formam alunos pensantes e participantes. São ações que ajudam o aluno a formar uma crítica respeitosa e construtiva.
Considerando a força transformadora que a leitura possui, o Colégio Êxodus, realizará o I Literando, projeto que pretende, através de pesquisas, exposições e trabalhos artísticos envolver toda comunidade escolar, em todos os seus segmentos, da Educação Infantil ao Ensido Fundametal II, com objetivos e estratégias que envolverão pais, alunos e funcionários.
Objetivo: Conscientizar os alunos de que a leitura é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade, envolvendo-os nas dinâmicas do projeto, tanto quanto a ser um divulgador de idéias, como um criador de situações que também levem outros alunos ao deleite e encantamento da leitura.
Etapas do projeto: 04 a14/08 - Pesquisa. 19 a 27/08 - Preparação e ensaios. 03/09 - Culminância do projeto.
Temas por série: Ed. Infantil: poesias de Vinícius de Morais; 1o. ano: Contos Infantis de Hans Christian Andersen e dos Irmãos Grimm; 2o. ano: Fábulas de Esopo; 3o. ano: Contos modernos de Ziraldo; 4o. ano: Quadrinhos de Maurício de Sousa e Walt Disney; 5o. ano: Cordel; 6o ano: Poemas de Mário Quintana, Carlos Drumond de Andrade e Cecília Meireles; 7o. ano: Contos Juvenis de Fernando Sabino e Luís Fernando Veríssimo e Mangás; 8o. ano: Literatura Infanto Juvenil de Pedro Bandeira de Márcia Kusptas; 9o. ano: Literatura Brasileira de José de Alencar.

Coordenação Pedagógica: Élida de Freitas / Christianni Medeiros.
Direção: Socorro Medeiros.

Nenhum comentário: